Você está em:

Blog da OR

Publicado em 28/04/2021

Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho

No dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no trabalho. A data foi criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), para, entre outros fatores, conscientizar as pessoas sobre a importância de ações que reforcem a Saúde e Segurança do Trabalho e incentivar o debate e a capacitação das empresas sobre o tema.

O setor da construção civil, do qual a OR faz parte, concentra diversas atividades que requerem planejamento, procedimentos, controles específicos e bastante atenção dos trabalhadores. Por isso, é fundamental que todos conheçam seus papéis e responsabilidades e façam sua parte, contribuindo para um ambiente seguro e saudável.

Convidamos Marcos Tadeu, responsável por SSTMA na obra do LED Corporate, em São Paulo e Flávia Landim, responsável por SSTMA da Regional Nordeste, para contar um pouco sobre como essas atividades são desempenhadas na OR:

Marcos Tadeu PontoORSegundo Marcos Tadeu, “A segurança do trabalho em uma obra constitui uma atividade bastante complexa, compreendendo uma grande diversidade de elementos, tais como ações de planejamento, implantação de EPCs (equipamento de proteção coletiva), uso de EPIs (equipamento de proteção individual), treinamentos, ações de comunicação, monitoramento, entre muitos outros. 

Mais do que isso, algumas ações, como conversas informais entre a equipe, a confiança entre os membros dela e a busca por alinhamento nas atividades do dia a dia (que andam lado a lado com a produção), são muitas vezes difíceis de serem mensuradas e registradas e, no entanto, são fundamentais na geração de resultados positivos na segurança do trabalho.

Chama-se atenção para o fato de que o conjunto das ações de segurança do trabalho representa uma percentagem do custo total de construção relativamente bastante baixa quando comparada com a relevância dos resultados obtidos”. 

Para Flávia Landim, “Prevenir acidentes e se antecipar aos riscos devem ser prioridades dentro do ambiente corporativo e operacional. Segurança no trabalho é uma necessidade, envolve diversos cuidados e compromissos, tanto por parte do negócio, quanto dos integrantes. A OR tem como premissa o cuidado com a segurança e saúde ocupacional de seus integrantes. Nosso objetivo acima de tudo é com a vida de cada um deles, que retornem para suas famílias ao final de cada dia de trabalho e que os novos empreendimentos sejam ambientes ainda mais seguros e salubres”.

 

 

 

Comentar sobre o post

*Campo obrigatório

Leia os comentários

  1. Ana Paula Cavalcante Martinez

    Gostaria que entrasse em contato 71981099410