14/agosto/2015

Parque da Cidade recebe certificação LEED ND de sustentabilidade

Selo foi desenvolvido desenvolvida pelo U.S Green Building Council para enfrentar os desafios da rápida urbanização e das mudanças climáticas no mundo

O Parque da Cidade, localizado na Zona Sul da cidade de São Paulo, recebeu no dia 12 de agosto a certificação LEED for Neighborhood Development nível Silver, desenvolvida pelo U.S Green Building Council para enfrentar os desafios da rápida urbanização e das mudanças climáticas no mundo.

A certificação, até então inédita na América do Sul, atesta que o Parque da Cidade reúne os mais altos padrões de sustentabilidade e integra conceitos que vão desde a gestão da água, da energia e dos resíduos sólidos até a redução de CO2, com otimização do uso do solo, do transporte e da acessibilidade.

O empreendimento, um complexo multiuso composto por 10 edificações, sendo cinco torres corporativas, uma de escritórios, duas residenciais, um shopping e um hotel, reúne um conjunto inédito de soluções sustentáveis que observa os aspectos ambientais, a qualidade de vida das pessoas e os benefícios para a região

Para Saulo Nunes, diretor de incorporação do Parque da Cidade, o empreendimento demonstra que as cidades podem crescer de maneira sustentável ao mesmo tempo em que se promove o desenvolvimento social e econômico. “São Paulo é uma metrópole que oferece grandes desafios e o Parque da Cidade teve cada detalhe cuidadosamente planejado para melhorar a vida das pessoas e trazer impactos sociais e ambientais positivos para a região. A aquisição da certificação LEED é o reconhecimento de que estamos no caminho certo”, explica.

O complexo multiuso Parque da Cidade é empreendimento imobiliário que transformará uma área degradada da cidade de São Paulo em referência em sustentabilidade e planejamento urbano. Ocupando um terreno com mais de 80 mil m² na zona sul da capital paulista, o empreendimento está totalmente integrado a uma área verde de 22 mil m² e em completa harmonia com os planos municipais de revitalização da região da Chucri Zaidan, estabelecidos pela Operação Urbana Água Espraiada da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Alinhado aos mais modernos conceitos de sustentabilidade aplicados nas maiores metrópoles do mundo, o Parque da Cidade é permeável, sem muros, aberto a todas as pessoas – moradores dos residenciais e do entorno, profissionais e visitantes. A qualidade do projeto e as soluções de sustentabilidade empregadas levaram o empreendimento a integrar o seleto grupo de 17 projetos do mundo que participam do Climate Positive Development Program – iniciativa do grupo C40 Cities Climate Leadership, desenvolvida pela Fundação Clinton em parceria com o U.S Green Building Council - criado para enfrentar os desafios decorrentes da rápida urbanização e das mudanças climáticas.


Sobre o LEED

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. Os benefícios são econômicos, sociais e ambientais.

A Certificação internacional LEED possui sete dimensões a serem avaliadas nas edificações: Espaço Sustentável, Eficiência do uso da água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade ambiental interna, Inovação e Processos, Créditos de Prioridade Regional. Todas elas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que quando atendidas garantem pontos a edificação.